Casa da Esfiha: cardápio saudável até na sobremesa

O cardápio saudável da Casa da Esfiha pode ser conferido principalmente nos doces sírios, que têm o mel como ingrediente chave

Um traço marcante da culinária árabe é a característica saudável. Sim, antes de mais nada essa gastronomia destaca-se por usar ingredientes ricos em nutrientes, como carnes magras, muitos grãos, vegetais e frutas secas. Até as sobremesas têm esse apelo mais ‘light’. O que pode ser comprovado sobretudo na Casa da Esfiha, que conta com um cardápio saudável e super variado.

É claro que os doces em geral são mais calóricos, por isso é bom ir com cautela. No entanto, vamos mostrar como os doces árabes podem sim fazer bem para a sua saúde. Antes de mais nada, boa parte dos doces árabes, em especial os sírios, são muito suaves, com pouco açúcar e gordura na composição. Portanto, o que vai ditar o nível de ‘doçura’ é o mel, colocado ao se servir. Justamente por isso, o mel é um verdadeiro coringa nessas sobremesas.

Propriedades do mel

O mel combate sintomas de gripes e resfriados e alivia a tosse. Quem nunca ouviu essa frase ou alguma receita caseira contendo mel? Mas não é para menos. O mel é um dos ingredientes naturais que mais traz benefícios para a saúde humana. Acima de tudo, muitos estudos, inclusive recentes, atestam as incríveis qualidades desse rico ingrediente natural.

O mesmo estudo, realizado pela Universidade de Oxford e divulgado pela revista Veja, apontou que o mel pode ser tão eficaz quanto os antibióticos. Ou seja, está de fato comprovado seu poder anti-inflamatório e alívio de sintomas de resfriados

Além disso, o mel tem muitas outras qualidades. Para resumir, vamos listar aqui algumas das principais.

  • bom para a saúde dos ossos (contém cálcio)
  • previne anemias (contém ferro)
  • ajuda a regular o sistema de defesa do organismo (vitaminas C e do complexo B)
  • contribui para a firmeza da pele
  • contribui para a saúde do sistema digestivo e intestinal
  • traz sensação de bem estar
  • fonte de energia imediata (graças à frutose e lactose)

 

Cardápio da Casa da Esfiha

Por fim, vale destacar que além do incrível cardápio saudável, tanto para o prato principal como para a sobremesa, a Casa da Esfiha tem muitas opções de pratos deliciosos. São esfihas, kibes, coxinhas, beirutes de vários sabores, pratos árabes incríveis, entre outros.

Para a sobremesa, além dos doces sírios, há ainda malabie, petit gateau de chocolate, torta de banana e esfiha de chocolate com brigadeiro. Confira o cardápio completo da Casa da Esfiha, restaurante árabe situado em Indaiatuba, Itu, Piracicaba e Montes Claros (MG).