Restaurante árabe em Indaiatuba: coalhada é peça chave

Coalhada Seca está presente em diversas receitas da Casa da Esfiha, restaurante árabe em Indaiatuba

Os antepastos da cozinha árabe já conquistaram os brasileiros, especialmente a coalhada seca. Não à toa. Essa iguaria feita à base de leite e com sabor um pouco azedo, combina com diferentes receitas doces e salgadas. No restaurante árabe em Indaiatuba, Casa da Esfiha, a coalhada seca é ingrediente de destaque de muitos pratos do cardápio.

Primeiramente acredita-se que a coalhada tenha nascido cerca de 9.000 a.C, na região onde hoje é o Iraque. Em razão da facilidade de transporte, acabou se tornando um alimento muito popular e consumido entre comunidades itinerantes. Sobretudo, é feita da combinação de leite, calor e algumas bactérias.

De acordo com nutricionistas, a coalhada, seja ela fresca ou seca, traz muitos benefícios para a saúde e deveria estar mais presente na mesa dos brasileiros. Em primeiro lugar, o alimento contém bactérias boas que ajudam no bom funcionamento do intestino. Em segundo lugar, fortalece dentes e ossos, pois é rico em cálcio e fósforo. Além disso, também ajuda no ganho de massa muscular, pois é rica em proteínas. Por fim, ainda ajuda a emagrecer, pois tem poucas calorias e baixo índice glicêmico.

Diferenças

A coalhada fresca é basicamente o leite fermentado, num processo muito parecido com o do iogurte. Tem textura lisa e firme ao toque. Ao retirar o soro do leite, se torna seca. Desta forma fica mais firme e cremosa. A coalhada seca do restaurante árabe em Indaiatuba, Casa da Esfiha, é um acompanhamento perfeito para o kibe. Na esfiha de carne esse ingrediente dá um sabor incrível. Já no kebab de kafta a coalhada não pode faltar. Essa iguaria também faz parte de várias outras opções do cardápio. Além disso, no empório da Casa da Esfiha são vendidas tanto a coalhada seca como a fresca. Assim, você pode levar para casa esse ingrediente versátil, saboroso e super saudável.