Aqueles que gostam de um doce vão se apaixonar por essa delícia da culinária árabe
Doce, doce, doce. Embora algumas pessoas não gostem muito, outros são apaixonadas por um doce. Afinal uma característica do açúcar (e seus derivados) é que ele contribui para melhorar nosso humor. Assim como tudo na vida, o excesso de açúcar não é bom para a nossa saúde, mas uma sobremesa de vez em quando vai muito bem, não é mesmo? Nesse quesito a culinária árabe tem opções bastante variadas e deliciosas para quem não resiste àquele docinho após a refeição. O manjar turco é um deles.
Antes de tudo, o manjar é feito de açúcar e amido de milho, tem consistência de geléia e sabor de água de rosas ou limão. A fina cobertura de açúcar de confeiteiro tem a função de manter o doce macio por mais tempo e evitar que os quadradinhos grudem.
Embora seja um doce parecido com as gomas que conhecemos por aqui, essa sobremesa tem sabor único, com leve acidez. Algumas receitas incluem ainda pequenos pedaços de tâmaras, pistaches, nozes ou avelãs ao manjar. Um verdadeiro espetáculo de sabores.
Essa delícia árabe é também conhecida como lokum, bala de goma ou goma árabe por aqui no Brasil. Pelo mundo, no entanto, o doce ganha outros nomes. Porém, em inglês é chamada de turkish delight; nos países árabes é luqma e na Alemanha é Türkisches Entzücken. Por fim, na Turquia recebe o nome de Lokum, que significa bocado.
Fama no cinema
O manjar turco teve papel importante no filme “As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, baseado no livro de C. S. Lewis. Principalmente depois de ganhar esse destaque, o doce ficou ainda mais popular em todo o mundo. Na história, a Feiticeira Branca ganha a confiança do personagem Edmundo, logo que ele chega em Nárnia, depois que dá a ele um manjar turco enfeitiçado.
Casa da Esfiha
É claro que você encontra esse doce delicioso na rede de restaurantes Casa da Esfiha, especializada em culinária árabe. Vale muito a pena experimentar. A Casa da Esfiha está presente em Indaiatuba, Itu, Piracicaba e Montes Claros.