Você já conhece o halawi? Essa tradicional e rica sobremesa árabe está no cardápio da Casa da Esfiha, restaurante de Indaiatuba
Nós já abordamos aqui que o tahine (pasta de gergelim) é um ingrediente chave na culinária árabe. Ou seja, é uma base usada tanto em receitas doces como salgadas. Por exemplo, o tahine é o ingrediente chave do halawi, mas com a soma de mel e açúcar. O halawi é um doce tradicional da culinária árabe que está presente na Casa da Esfiha, restaurante de Indaiatuba especializado nessa gastronomia.
A forma correta de pronunciar o nome dessa sobremesa é “raleu”. A princípio o doce era feito com pasta de tâmaras, cardamomo e nozes picadas, enrolado em mel e depois passado em canela em pó e amêndoas torradas. Essa, portanto, era a receita mais comum, que nasceu no Egito Antigo.
A receita foi sendo alterada e adaptada com o tempo. Nos dias atuais, o halawi mais encontrado é feito à base de pasta de gergelim. Existem ainda as versões com pistache ou chocolate, simplesmente deliciosos.
Existem diferentes formas de servir o doce. Para esclarecer, se servido quente, o halawi fica com um aspecto mais cremoso. Já gelado, o halawi fica crocante. Independente da sua preferência, uma boa dica é acrescentar frutas secas ou castanhas. Dessa forma fica ainda mais gostoso.
Doce “do bem”
O halawi é conhecido como uma sobremesa fonte de gorduras boas. Sim. Isso porque o tahine é rico em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que aceleram a formação de tecidos nervosos e melhoram a saúde do nosso cérebro. Por fim, a pasta de gergelim também é fonte de cálcio, proteínas, vitamina B1, B6, ferro, magnésio, fósforo, manganês e cobre.
Da mesma forma, o mel, outro ingrediente fundamental do halawi, tem propriedades fantásticas para a nossa saúde. Para resumir, o mel:
– é rico em antioxidantes, ajudando a melhorar as defesas do nosso corpo;
– ajuda a reduzir o colesterol e melhorar as taxas de triglicerideos;
– combate fungos e bactérias
– alivia a dor, tosse e asma
– melhora a saúde do aparelho digestivo
– ajuda na redução da pressão arterial
O mel também é fonte de açúcar e calorias. Então, não vale exagerar.
Casa da Esfiha
Na Casa da Esfiha, restaurante de Indaiatuba, o halawi está no cardápio para ser degustado como sobremesa. No entanto, também é possível comprar em embalagem fechada de 250g. Assim, você pode saborear esse doce árabe super tradicional da forma que mais gosta. Por fim, vale lembrar que a Casa da Esfiha também conta com restaurantes em Itu, Piracicaba e Montes Claros (MG).
Para resumir, venha experimentar hoje mesmo o halawi, sobremesa incrível, cheia de gorduras boas e outros benefícios para nosso corpo.