Informativo Novidades

Comida árabe em Montes Claros é na Casa da Esfiha

Um dos ingredientes curinga na Casa da Esfiha é o homus. O restaurante oferece o melhor da comida árabe em Montes Claros

 

Para quem ainda não conhece, o homus é um prato árabe feito à base de grão de bico, tahine (pasta de gergelim), azeite, limão, sal e alho. Na Casa da Esfiha, restaurante com especialidade em comida árabe, em Montes Claros, o homus dá um toque especial em diversos pratos.

De antemão, vale lembrar que o homus vai muito bem como entrada, dando um toque especial em saladas. Outra opção é saboreá-lo como prato principal, apenas acompanhado de pão sírio ou torradas. Esse antepasto é uma boa pedida para vegetarianos e veganos e também para aqueles que não toleram glúten e lactose.

Além disso, o homus é um alimento muito completo. É fonte de magnésio, fósforo, ferro, zinco, tiamina, vitamina B6, potássio, carboidrato e gorduras boas.

Em outras palavras, o prato também possui ação anticancerígena por conta das diversas vitaminas presentes no grão-de-bico. É anti-inflamatório em razão da presença do alho.  Do mesmo modo, também ajuda no bom funcionamento do intestino.

O homus pode ser pedido à parte ou no combinado de patês no restaurante de comida árabe em Montes Claros, na Casa da Esfiha. Três pastas árabes típicas estão presentes: homus, coalhada seca e babaghannuj. Por outro lado, ele também está presente no “Saara”, composto por arroz  árabe, kafta no espeto e homus. Da mesma forma, há ainda o “Econômico Frio”, que contém salada árabe com tomate, limão, trigo integral, cebola, alface, salsa, hortelã, pepino e especiarias. Venha experimentar!

Curiosidade

O homus virou alvo de uma disputa intensa. Libaneses, turcos, sírios, israelenses e egípcios travam uma verdadeira batalha culinária sobre quem teria inventado a receita. O prato era chamado de homus b’tahini. A palavra “homus” significa “grão-de-bico”.

Na verdade, os ingredientes que integram a receita estão disponíveis há séculos. O prato está em textos da bíblia, de acordo com alguns estudiosos. No livro de Ruth, por exemplo, há a seguinte citação: “Venha cá, coma o pão, e mergulhe um pedaço dele no hometz”, que seria o humus.

Por fim, é muito difícil que cheguem a uma conclusão de onde, de fato, veio a receita desta pasta. De qualquer forma, o homus já se popularizou e caiu nas graças de povos de todo o mundo.

A Casa da Esfiha é um restaurante especializado na culinária árabe, sinônimo de qualidade, tradição e sucesso. Hoje além de um sonho realizado faz parte da cultura gastronômica das cidades por onde ela passa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Faça seu pedido