Comida saudável em Indaiatuba é na Casa da Esfiha

O gergelim é um super grão que está presente em vários pratos da Casa da Esfiha, que conta com muitas opções de comida saudável em Indaiatuba.

A famosa frase de Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, continua muito atual: ‘Somos o que comemos’. Em suma, se temos uma alimentação equilibrada, teremos também uma saúde melhor, simples assim. É claro que existem outros fatores que colaboram muito, como atividades físicas por exemplo. Mas a alimentação é fundamental. E somente na Casa da Esfiha você encontra uma deliciosa comida saudável em Indaiatuba.

Quando falamos em alimentação saudável, os grãos em geral estão presentes nas recomendações de médicos e nutricionistas. Afinal, eles trazem muitos benefícios para a saúde. Anteriormente já abordamos um pouco sobre os grãos muito utilizados na culinária árabe. Mas o nosso foco hoje é falar de um alimento em específico: o gergelim.

Talvez você não saiba, mas essa semente está presente em vários pratos dessa cozinha, especialmente porque ele é o ingrediente principal do tahine. Para resumir, o tahine é uma pasta à base de gergelim usada pelos povos árabes em receitas doces e salgadas. Algumas delas, por exemplo, são o homus (pasta de grão de bico), o babaghannuj (pasta de beringela) e halawi (sobremesa feita com tahine e mel).

No entanto, há diversas outras receitas que levam o gergelim em grão ou em pasta. Mas, o que faz do gergelim um ingrediente tão querido, usado e admirado?

Vantagens

Segundo uma matéria publicada no G1, o gergelim é uma das oleaginosas mais antigas usadas pelo homem. O óleo e as sementes já eram usados há cerca de 4.000 anos antes de Cristo.

Em primeiro lugar este pequeno grão é uma das mais ricas fontes de cálcio, ajudando a fortalecer os ossos. Em segundo lugar é rico em fibras solúveis e outros compostos, o que ajuda no controle do colesterol, na melhora do funcionamento do intestino, além do processo de emagrecimento. Além disso, o gergelim ainda possui ácidos graxos e antioxidantes, ajudando na redução da pressão arterial e prevenindo doenças cardiovasculares.

O gergelim ainda contém proteínas, ômegas 3 e 6, vitaminas e minerais, trazendo ainda outros benefícios para a saúde. Mas, para resumir, podemos dizer que esse grão poderia estar mais presente nas nossas refeições. Para aproveitar todos esses benefícios do grão, o recomendado é consumir de uma a duas colheres de sopa todos os dias.

Gergelim na Casa da Esfiha

Como já dissemos acima, comida saudável e deliciosa em Indaiatuba você encontra na Casa da Esfiha. Além de poder comer refeições deliciosas e equilibradas que estão no cardápio, muitas opções também estão no empório. Assim você pode levar para casa e comer do seu jeito, criando até receitas novas. Uma ótima dica é comer tahine na torrada com zaatar. É delicioso para um lanche rápido ou petisco num encontro com amigos. Todos esses itens você encontra no empório da Casa da Esfiha. Venha conhecer!