O zaatar na culinária árabe em Indaiatuba

Mistura de temperos zaatar confere sabor único em cardápios do restaurante de culinária árabe em Indaiatuba, Casa da Esfiha

Se você gosta de cozinhar e de usar especiarias para fazer os alimentos, é provável que você já ouviu falar do zaatar ou zahatar. Aqueles que gostam da culinária árabe em Indaiatuba com certeza já provaram esse tempero. Ele é cheio de aroma, tem sabor um pouco picante e está presente em vários pratos da Casa da Esfiha.

Zaatar é o termo árabe para tomilho, que é o item principal da mistura feita também por orégano, manjerona e gergelim moídos. Por vezes a receita também pode conter sumagre, que é um tempero de sabor ácido, cominho e coentro.

É muito usado por Sírios e Libaneses no preparo de carnes, frangos, peixes, saladas e legumes. No entanto, essa mistura é tão versátil, que vai muito bem também em molhos, assados, pães e esfihas. Na Casa da Esfiha, restaurante de culinária árabe em Indaiatuba, por exemplo, a especiaria ganha destaque nas esfihas de zaatar com muçarela e de abobrinha com muçarela e zaatar.

Benefícios

Muitos libaneses acreditam que a mistura é boa para o cérebro. Dessa forma, muitas famílias servem o zaatar para as crianças logo pela manhã. Assim elas ficam preparadas para as atividades do dia, especialmente os estudos.

Mas, de fato, existe fundamento nessa crença. Os ingredientes usados na mistura a tornam realmente boa para a saúde. É anti-inflamatório, expectorante natural, além de reduzir dores no estômago e combater a falta de memória e sono. Também ajuda para uma boa digestão e aumenta as defesas do nosso corpo.