Restaurante em Montes Claros e os temperos árabes

Conheça mais sobre os temperos que definem a culinária árabe e venha provar pratos incríveis na Casa da Esfiha, restaurante em Montes Claros

 

A culinária árabe tem muitos encantos. Além de ser considerada uma cozinha milenar —uma das mais antigas do mundo— mantém até hoje suas características tradicionais e marcantes. O modo de preparo dos alimentos e os temperos usados pelos povos do oriente médio, sobretudo, fizeram dessa gastronomia uma das mais queridas e consumidas em todo o mundo. Inclusive pode ser saboreada na Casa da Esfiha, restaurante em Montes Claros especializado em comida árabe. Mais adiante falaremos um pouco mais sobre isso.

Anteriormente a alimentação dos povos árabes era muito baseada em trigo, cevada, frutas secas, carnes, arroz e alguns produtos derivados do leite. As receitas foram sendo modificadas no decorrer do tempo, mas a base de muitos pratos foi criada há séculos. De qualquer forma, o que mais chama a atenção e traz personalidade para essa culinária são os temperos únicos e marcantes.

Acima de tudo, são as especiarias que conferem uma identidade única e deliciosa para essa cozinha, que já se tornou uma paixão nacional por aqui também. Então, conheça um pouco mais sobre os principais temperos que são a marca registrada dessa culinária.

Zaatar

Zaatar é o termo árabe para tomilho, que é o item principal da mistura feita também por orégano, manjerona e gergelim moídos. Eventualmente a receita também pode conter sumagre, que é um tempero de sabor ácido, cominho e coentro. Conheça mais sobre essa deliciosa combinação de temperos.

Tahine

É uma pasta de gergelim muito versátil, sendo usada tanto em receitas doces como salgadas. Bem como é misturado com alho, água e sumo de limão para temperar alguns pratos. Além disso, também pode dar um toque especial em receitas de sobremesas. Saiba mais.

Pimenta síria

Antes de tudo é importante esclarecer que a pimenta síria não é uma pimenta, mas sim uma mistura de temperos. A pimenta síria é feita de pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, cravo, canela e noz moscada. Em suma, o resultado final é um tempero com aroma delicioso, marcante e picância suave.

Hortelã

A hortelã é usada há milênios na culinária e tornou-se essencial no preparo de alguns pratos árabes. Por outro lado, misturar ou não a hortelã na massa do kibe tornou-se um impasse dentro dessa culinária. Há quem defenda que o sabor fica mais rico, no entanto, outros afirmam que o kibe perde o sabor autêntico.

Anis

O anis é usado especialmente no preparo de alguns doces e na fabricação do Arak. Essa bebida destilada é feita a partir de uvas ou tâmaras com infusão de anis. Tem teor alcoólico bastante alto, variando de 40 a 60%.

Cominho

O cominho é um tempero muito conhecido desde o Egito antigo. Atualmente é cultivado principalmente na Índia, no Oriente Médio, na África do Sul e no México. Suas sementes moídas ressaltam o sabor de pratos à base de legumes, carnes e queijos.

Casa da Esfiha

A Casa da Esfiha, restaurante em Montes Claros situado em dois diferentes endereços, conta com os melhores cardápios da culinária árabe. Os alimentos são preparados com ingredientes selecionados, acima de tudo, valorizando o que essa cozinha tem de melhor. Da mesma forma, a Casa da Esfiha tem também pratos com gostinho bem brasileiro.

Venha conhecer e provar refeições deliciosas, com gostinho de quero mais. Confira os endereços da Casa da Esfiha em Montes Claros:

  • Dep. Esteves Rodrigues, 873 – Melo. Tel: 0800-283-5013
  • Montes Claros Shopping. Av. Donato Quintino, 90 – Cidade Nova. Tel: (38) 3224-5003