Restaurante em Indaiatuba: cultura e culinária árabes

Casa da Esfiha traz o melhor da culinária árabe. Restaurante está presente em três diferente locais, em Indaiatuba

A cultura de um povo é formada por hábitos, tradições e costumes, incluindo forma de se vestir, línguas, comidas, religião, entre diversos outros fatores. A cultura e a culinária árabes se expandiram e se popularizaram muito, especialmente nas últimas décadas. Em Indaiatuba, o restaurante Casa da Esfiha, traz as mais tradicionais e deliciosas refeições do mundo árabe, mas primeiro vamos focar nos aspectos culturais.

Conheça um pouco da cultura árabe

Antes de tudo, é importante ressaltar que os árabes são definidos como aqueles que falam o idioma árabe. Os países de cultura árabe estão situados ao norte da África, entre eles, Líbano, Marrocos, Iraque, Turquia, entre outros. Existe uma estimativa de que 90% dos povos árabes sejam islâmicos – muçulmanos. Porém, na região há também cristãos, judeus e curdos.

A forma de se vestir, sem dúvida, se destaca entre esses povos. Por influência da religião ou mesmo do clima, muito seco e quente, esses povos cobrem mais o corpo que os ocidentais. Portanto, é muito comum os homens usarem o ‘thawb’ – espécie de túnica. Por outro lado, as mulheres usam diferentes tipos de véus sobre a cabeça. Entre eles o hijab – espécie de lenço, que cobre os cabelos, pescoço e orelhas – e o xador, que é um grande tecido que deixa apenas o rosto e mãos à mostra.

A arquitetura árabe é um encanto. Suas belas mesquitas e palácios têm um estilo único e atraem muitos turistas para a região. Mas, sem dúvida, a culinária árabe, com suas especiarias, aromas e sabores é um dos aspectos que mais se destacam.

Culinária

A culinária árabe é considerada a mais antiga do mundo. Os alimentos mais consumidos, primeiramente, eram o trigo, cevada, frutas secas, carnes, arroz e derivados do leite. A forma de preparar os pratos sendo foi adaptada e modernizada com o passar do tempo. Porém, esses alimentos continuam sendo muito consumidos por esses povos.

Sobretudo, há cerca de 30 anos, o restaurante Casa da Esfiha oferece o que há de melhor dessa cozinha milenar. Esfihas, kibes, kaftas, kebabs, charutos (de folhas de uva e repolho), carne de carneiro, entre diversos outros. Sobretudo, os temperos e condimentos, como tahine (pasta de gergelim), zaatar, hortelã e pimenta síria, dão o toque marcante e cheio de sabor aos pratos.

Então lembre-se: Culinária árabe com gostinho brasileiro é na Casa da Esfiha, restaurante presente em Indaiatuba em três endereços:

  • Rua Pedro de Toledo, 320 – Centro
  • Polo Shopping – Jardim Tropical
  • Eng. Fábio Roberto Barnabé, 1361 – Jardim Esplanada (Drive Thru)