Inicialmente trazida para o Brasil por imigrantes vindos do oriente médio, a culinária árabe, logo extrapolou os limites desta colônia e caiu no gosto da população brasileira como um todo, aproveitando a miscigenação que forma o nosso povo.
Tendo como carro chefe as famosas esfihas e os igualmente populares kibes, tiveram suas receitas adaptadas aos ingredientes nacionais, fornecidos de forma regular e com um minucioso controle de qualidade na sua seleção. Estas delícias tornaram-se uma excelente opção para uma refeição rápida ou como entrada de verdadeiros banquetes.
É bom salientar o caráter saudável da culinária árabe. Seus pratos são invariavelmente leves e possuem fantásticas propriedades nutricionais. Usa, como matéria prima, condimentos e temperos como tahine (pasta extraída do gergelim), pimenta síria, zaatar, hortelã, romã e outros.
Utiliza como entradas, antepastos como o homus, a coalhada seca, o babaganuche e o kibe cru, bem como as tradicionais saladas tatouche e tabule. Os pratos principais, são os famosos ‘’charutos’’ de folhas de uva ou repolho. Também fazem parte das refeições a kafta, a abobrinha recheada e algumas variações de receitas de arroz, combinações perfeitas e saborosas. As sobremesas são um capítulo a parte. Usam em abundância mel, nozes, castanhas, pistache e damasco.
Na década de 80, o menino Hélio iniciava uma longa trajetória. Funcionário de um restaurante árabe na capital paulista, começou como lavador de pratos. Mas com humildade cultivava o sonho de abrir seu próprio negócio. Determinado, chegou a gerente da casa. Fez economias e sentiu que era a hora de um vôo solo. Montou seu primeiro estabelecimento no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Após um tempo, devido à agitação e violência da cidade grande, decidiu fazer uma aposta arriscada: transferir seu negócio para o interior de São Paulo, em Indaiatuba.
No começo era um pequeno e simples restaurante, porém o movimento foi crescendo mês a mês, tanto no local como no serviço de entregas. Ampliações foram necessárias para atender a demanda dos clientes. Anos depois, já fazendo um enorme sucesso, deu mais um passo primordial e estratégico montando próximo ao primeiro endereço uma estrutura muito mais ampla, confortável e moderna.
A fórmula, instalações perfeitas mais produtos em sintonia com o que seu público deseja, fizeram da Casa da Esfiha um exemplo de empresa bem sucedida. É bom ressaltar que este crescimento só foi possível devido à preocupação constante com a satisfação total de seus clientes, à busca de qualidade dos produtos, ao atendimento primoroso e à introdução de novidades constantemente. Com este alicerce, Hélio (agora já sócio do seu irmão Rubens) decidiu investir ainda mais, abrindo outras unidades e hoje a Casa da Esfiha já é uma rede com várias lojas.
Nem nos mais otimistas sonhos do menino Hélio previam uma trajetória tão espetacular.
Trabalhamos com dedicação e amor respeitando nossos colaboradores e clientes para sempre poder oferecer o melhor, é uma satisfação poder viver esse sonho com tantos amigos nos apoiando, quero agradecer a todos que fazem parte dessa grande família.
Fazer nosso trabalho com excelência sempre foi nosso maior objetivo, atuar nesse segmento tão competitivo nos levam a fazer sempre mais pelos nossos clientes que são nossa fonte de inspiração todos os dias!
Amar o que fazemos faz toda a diferença quando se trabalha com o público e com certeza é uma satisfação poder trabalhar em uma empresa que nos da todo o respaldo necessário para fazer sempre o melhor todos os dias.